Energia e saneamento foram os setores mais reclamados no Procon
O Procon Estadual registrou 2.932 atendimentos em agosto. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.151 registros, enquanto que pelo atendimento online – http://www.consumidor.gov.br – foram 781 reclamaçõ
O Procon Estadual registrou 2.932 atendimentos em agosto. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.151 registros, enquanto que pelo atendimento online – http://www.consumidor.gov.br – foram 781 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 1.029 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 393 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 318 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 216 reclamações.
O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros” com 394 reclamações, registrando 149 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 59 para “Cartão de Crédito” e 56 para “Cartão de Loja”.
A área “Produtos” está em terceiro lugar do ranking, com 312 atendimentos: 55 para a categoria “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc), 24 para “Combustível Automotivo” (gasolina, álcool, diesel e gás) e 16 para “Acessório para Vestuário” (bolsa, cinto, chapéu, guarda-chuva, joia, bijuteria, luva, etc).
Já o setor “Serviços Privados”, com 308 registros, ocupa a quarta posição, com 85 procedimentos para “TV por Assinatura” (cabo, satélite, etc), 44 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc) e 42 reclamações para a categoria “Escola” (pré, 1º, 2º graus e superior).
O setor “Alimentos” está em quinto lugar, registrando 36 reclamações, seguido pelo setor de “Habitação” com 32 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria “Saúde”, que teve dez registros.
Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 781 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 406 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 196 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 78 registros.
Em quarto lugar está “Demais Produtos” com 27 registros. “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” ficou na quinta posição do ranking, com 26 reclamações, seguido de “Transportes”, com 19. Ocupando a sétima posição está a categoria “Demais Serviços” com 16 registros, seguido de “Saúde” com cinco reclamações (oitava posição) e “Turismo/Viagens” com três registros (nona posição).
As categorias “Alimentos” e “Educação” ficaram empatadas com dois registros cada. O setor “Água, energia e gás” ocupa a penúltima colocação do ranking de reclamações online, com um registro apenas. A categoria “Habitação” não teve reclamações registradas no mês de agosto na plataforma www.consumidor.gov.br .
Serviço
O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) e atende na sede estadual, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
No posto do Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. Nos postos da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 7h às 18h na AL e das 9h às 19h no Shopping em Várzea Grande). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.
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