Seduc testará proficiência de mais de 160 mil estudantes da rede estadual
Ação faz parte das estratégias da pasta para diagnosticar as necessidades de aprendizagens dos estudantes. Os resultados servirão de base para o planejamento e execução de ações e das políticas públicas focadas na melhoria da educação.Uma prov
Ação faz parte das estratégias da pasta para diagnosticar as necessidades de aprendizagens dos estudantes. Os resultados servirão de base para o planejamento e execução de ações e das políticas públicas focadas na melhoria da educação.
Uma prova objetiva nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática verificará a aprendizagem dos alunos sobre as capacidades de leitura, escrita, interpretação, análise e resolução de problemas matemáticos. Esse é o primeiro passo no processo de Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Adepe-MT), iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) que resultará em um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Mato Grosso (IDEM).
Com duas horas de duração, a prova é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que leva em consideração diferentes variáveis da complexidade de cada questão da prova, para melhor avaliação do estudante. O modelo foca na questão (item) e não na totalidade dos acertos, não se considera apenas o certo e o errado, mas sobretudo o grau de dificuldade de cada item.
“Na TRI pressupõem-se que um estudante com certo nível de proficiência tende a acertar as questões de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar os com nível de dificuldade maior. Considera-se o padrão de resposta do estudante no cálculo do desempenho”, informa o assessor de Política de Pós-Graduação e Pesquisa Educacional da Seduc, Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba.
Ele explica que a avaliação não está pautada no conteúdo pelo conteúdo. A preparação da prova foi antecedida por etapas de verificação dos eixos e capacidades da Base Nacional Comum e das Orientações Curriculares de Mato Grosso. Para isso, entre os dias 11 a 15 de janeiro, uma equipe multidisciplinar validou as matrizes da Adepe-MT. “Foram realizadas pesquisas nos diários de classe das escolas com oferta de maior número de alunos, bem como no Relatório Descritivo, o Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA), e consulta ao Livro Didático, entre outras”, explica o assessor.
Ao todo, participarão da iniciativa 163.214 alunos da rede estadual de ensino, do 2º, 4º; 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, de 469 escolas estaduais urbanas, 12 de educação do campo e duas unidades quilombolas.
resultados da avaliação em larga escala fornecerão subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas escolas. Baseada neles, a Seduc acompanhará o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino e fomentará ações de formação e desenvolvimento profissional dos profissionais da Educação Básica.
Preparação
Para a realização, de acordo com Kapitango-a-Samba, a escola deve refletir sobre a importância da avaliação, começando pela gestão escolar, o corpo docente e demais profissionais da educação, além de envolver todos os alunos na reflexão que motive a participação e os leve a reconhecerem a seriedade do processo. “Nesse sentido, a participação dos estudantes deve ser incentivada partindo do princípio de que a avaliação é inerente a todo processo educativo, uma vez que ela determina o ‘que ensinar’, ‘por que ensinar’, ‘como ensinar’ e ‘quando ensinar’”, ressalta.
A escola receberá da equipe do Núcleo de Avaliação da Seduc orientações para se organizar de acordo com o número de turmas a serem avaliadas. O dia da aplicação é letivo e haverá aula para todas as turmas. Por esse motivo, as unidades devem ser organizar antecipadamente e planejar o dia da aplicação da prova, para que tudo ocorra dentro da normalidade. “Todos devem participar do processo, para que possam auxiliar os professores aplicadores. Lembrando que a intenção não é a realização de um ranqueamento entre elas, nem um mecanismo de controle ou punição”.
Realizador
A avaliação será realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), uma instituição que elabora e desenvolve programas estaduais e municipais destinados à mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas.
O CAEd já desenvolveu avaliações em mais 18 estados brasileiros, que têm procurado desenvolver seus próprios sistemas de avaliação estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas realidades.
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