VLT de Cuiabá custará mais de R$ 2 bi e fica pronto em 2018
O secretário do gabinete de projetos estratégicos, Gustavo Oliveira, informou que o Estado avalia que necessitará de até mais R$ 800 milhões para concluir as obras do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), o que levaria o projeto a saltar de R$ 1,4 bilh?
O secretário do gabinete de projetos estratégicos, Gustavo Oliveira, informou que o Estado avalia que necessitará de até mais R$ 800 milhões para concluir as obras do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), o que levaria o projeto a saltar de R$ 1,4 bilhão inicial para aproximadamente R$ 2,2 bilhões. A declaração foi dada durante o programa Resumo do Dia exibido quinta-feira (26) na TV Rondon. “A conclusão das obras pode demandar algo em torno de R$ 700 a R$ 800 milhões. Já foram pagos R$ 1,066 bilhão. Não é fácil e ainda há demanda de dois a três anos para que essas obras sejam concluídas”, declarou.
Na entrevista, também foi ressaltado que o governo do Estado não trabalha com a possibilidade de implantar o BRT (Bus Rapid Transit). “O governo não trabalha com essa possibilidade. A determinação é concluir o VLT. Se não for possível terminar o VLT, alguma outra decisão precisa ser retomada. Aí pode implantar o BRT, corredor de ônibus ou não fazer nada”, desabafou.
Gustavo Oliveira informou que o pedido do governador Pedro Taques (PDT) é concluir as obras do VLT e avaliar quais são as medidas mais viáveis para facilitar a gestão do modal de transporte. “Há uma determinação do governador para que tentemos a todo custo terminar essa obra do VLT. Esse planejamento está sendo feito e estamos chamando empresas especializadas e até o final de março faremos um projeto de conclusão dessas obras do VLT. Se o estado vai operar ou alguma licitação será lançada. Precisamos vencer a fase da obra para a partir daí explicar a sociedade”.
Uma das possibilidades é lançar uma concessão pública para alguma empresa especializada administrar o modal de transporte. “A concessão da operação do VLT é uma das possibilidades. Também podemos firmar parceria para concluir as obras e operar o VLT, mas as estratégias serão divulgadas a sociedade somente após os estudos técnicos”, aseverou.
Fonte: Rafael Costa-Folha Max
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