Nova Bandeirantes: Projeto inovador utiliza pneus velhos como bueiros
Mais de 4 mil quilômetros de estradas cortam os quase 10 .000.00 km² de extensão territorial do município de Nova Bandeirantes no extremo noroeste do estado de Mato Grosso, distante a 1020 km da capital Cuiabá, integrado ao bioma amazônico. Suas est
Mais de 4 mil quilômetros de estradas cortam os quase 10 .000.00 km² de extensão territorial do município de Nova Bandeirantes no extremo noroeste do estado de Mato Grosso, distante a 1020 km da capital Cuiabá, integrado ao bioma amazônico. Suas estradas são cortadas por igarapés, córregos e rios.
A estimativa é que existem cerca de 1.000 pontes e bueiros. Construídos com matéria prima abundante na região (madeira), a vida útil das pontes e aterros com pau oco não costuma passar de 04 anos.
A deterioração acontece em virtude da alta umidade relativa do ar, o tráfego intenso de caminhões pesados e o período chuvoso que castiga a região seis meses no ano, causando enchentes e alagamentos.
Segundo dados levantados pela secretaria de infraestrutura e transportes do município nos últimos 120 dias foram reconstruídas cerca de 40 pontes e bueiros ocasionando fortes impactos financeiros no orçamento anual da pasta. Pensando em melhor desempenho e redução de custos para solucionar os problemas dos bueiros a prefeitura municipal lança projeto pioneiro na região, ainda em fase experimental.
A idéia tem um forte apelo ambiental pois tratas-se da construção de bueiros com pneus de caminhão. Inicialmente serão feitos em média 10 canalizações em diversos pontos com o objetivo de avaliar o fluxo de vasão, resistência de peso e durabilidade.
Após esse período probatório será definido a implantação definitiva do projeto. Segundo Wilson Brizola, secretário de infraestrutura e transportes e coordenador do experimento, cerca 24 pneus são necessários para a confecção de uma adutora. “Nós perfuramos os pneus e passamos arame liso entre eles, posteriormente apertamos os dois lados com catracas para a solidificação das unidades.
Com essa amarração os pneus não se romperão quando estiverem em pressão principalmente com o tráfego de cargas pesadas. Já em relação ao aterro, nós estamos fazendo uma base sólida para a acomodação.
Para a prefeita Solange Sousa Kreidloro que recentemente sugeriu ao ministério do desenvolvimento a implantação do PAC das pontes que visa a destinação de recursos para a construção de pontes de concreto nos municípios. o experimento tem tudo para se tornar um projeto de grandes proporções já que solucionaria dois problemas: a destinação eficaz aos pneus e a preservação do meio ambiente.
“Hoje em nosso país não há políticas públicas que dê a destinação correta aos pneus. Poucos são reaproveitáveis pelas indústrias. As reciclagens correspondem a um pequeno percentual ínfimo do que é descartado na natureza, então eu vejo um produto abundante e de graça que poderá ser de grande valia para o nosso município,” disse Solange.
Embora o município de Nova Bandeirantes seja o primeiro na região a implantar o sistema ecologicamente correto, eliminando possíveis criadouros do AEDES – AEGYPTI e preservando as árvores o sistema já foi implantado com sucesso em Bagé no RS, a cerca de um ano atrás.
Lá foram construídas cerca de 64 galerias, tirando cerca de 200 unidades de pneus do meio ambiente e recebendo aprovação das autoridades locais. Para as autoridades do município mato-grossense, embora tenha a existência de um projeto semelhante com sucesso comprovado na cidade gaúcha, é necessário um período de avaliação por não saber a que condições climáticas e trânsito os dutos são submetidos naquela região.
Fonte: Assessoria
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